Operacionalização
A proposta de trabalho para o desenvolvimento do Currículo do Mar decorre ao longo de três anos.
1ª Fase
Formação de Professores e Educadores.
Etapas:
- Promoção de atividades de sensibilização e descoberta do mundo marítimo, quer em áreas curriculares, quer em ambiente de educação não-formal, como o Verão +.
- Levantamento e identificação, no programa de cada disciplina, de conteúdos específicos sobre o Mar ou adequação dos existentes a esta temática.
- Compilação dos contributos das disciplinas em áreas disciplinares/domínios*, com vista à identificação dos princípios (cf. documento de referência: Matriz de Princípios da “Ocean Literacy”), que serão desenvolvidospor ano de escolaridade ou ciclo, por forma a permitir o crescente aprofundamento dos conhecimentos sobre o Mar ao longo de toda a escolaridade.
(* áreas: ciências, línguas, humanidades, artes, expressão física).
2ª Fase
Reforço do trabalho conjunto com parceiros institucionais ligados à temática do Mar*.
Etapas:
- Desenvolvimento de atividades preparatórias de natação (pré-requisitos), com vista à prática integrada de vela e canoagem, na disciplina de Educação Física, com treino técnico e experimentação em meio náutico.
- Planificação de unidades didáticas por ano/ciclo, com identificação de conteúdos-objetivos-estratégias-atividades-avaliação, que consolidem o trabalho experimentado ao longo do ano letivo.
- Adequação didática/pedagógica do plano de atividades relacionadas com o mar com o plano curricular de atividades de escola ao longo dos anos.
- Aprovação, pela direção, do plano anual de atividades de cariz náutico e marítimo, transversal a todas as disciplinas, que garantam a articulação vertical por ano, ciclo e área disciplinar dos temas capazes de integrar um currículo próprio do Mar.
- Desenvolvimento de ações que deem forma e visibilidade aos diversos projetos do currículo do Mar, a partir dos princípios identificados na Matriz da Literacia do Mar (Semana do Mundo, Semana do Mar, “Semana Tanto Mar”, Kit do Mar,…)
- Promoção de uma saída por ano/ciclo, para concretização do programa da Formação Humana, que dê visibilidade às temáticas do mar trabalhadas ao longo do ano (ex: escolha de locais ligados à utilização, exploração ou preservação de habitats marinhos, experiência de navegação em embarcação à vela,…)
* nomeadamente o EMAM, a Marinha Portuguesa, o Forum Empresarial para as ciências do Mar, museus, o Centro de Ciência Viva, o programa Eco-Escolas, a ABAE, …
3ª Fase
Intercâmbio de ideias, aprofundamento e desenvolvimento do projeto.
Etapas:
- Implementação integral do “Currículo do Mar” com um desenho curricular que compreenda, em cada tema considerado, o contributo pedagógico de cada disciplina, as metas a atingir em cada ano letivo, as indicações metodológicas que contribuem para a consecução dos objetivos e os meios, os recursos e os intervenientes necessários para que esse currículo se cumpra programaticamente todos os anos.
- Visibilidade e divulgação deste currículo pelos meios e formas mais convenientes.