rumo ao mar

O currículo do mar no colégio

2013-2014

SEMANA DO MAR 2014 – “Pelo bem comum”

A Semana do Mar – que este ano se realiza entre 31 de março e 4 de abril – é um dos pontos fortes do nosso Projeto Educativo. Estamos convictos de que as competências transversais exigidas pelo trabalho de projeto potenciam a capacidade de trabalhar em equipa, em disponibilidade e atenção aos outros, o espírito de serviço, o sentido de pertença, e um conjunto de atitudes essenciais como a autonomia, a responsabilidade e o compromisso.Este ano apostamos de modo particular no desenvolvimento de produtos tecnológicos, ao mesmo tempo que se mantém a abordagem da cultura clássica, pelos Seminários dos Clássicos Gregos (República das Letras) dirigidos aos alunos do Secundário.

Esta Semana envolve todos os alunos, todos os professores e demais colaboradores, em projetos marítimos de caráter

  1. científico (com saídas de campo, trabalho de laboratório, observação de espécies no seu habitat natural, construção de protótipos de equipamentos usando energias alternativas, colaboração científica com instituições marítimas);
  2. literário e artístico (escrita e ilustração, representação, sonoplastia, construção);
  3. cultural (criação de uma unidade museológica, construção de modelos matemáticos, conceção de eventos)

Alguns destes projetos trazem a presença ao Colégio de convidados especialistas nas suas áreas; outros, supõem a saída dos alunos, para um contacto direto com a realidade a estudar – estas saídas serão sempre comunicadas pelos PRTs, a partir de segunda feira, primeiro dia de um verdadeiro trabalho de projeto, onde se planeia etapas e se define procedimentos.

O horário letivo é o habitual, bem como o período de permanência dos alunos no colégio– entre as 8h00 e as 19h00–, mantendo-se as ACC sem alteração de horário.

 

Este ano foi pedido a cada grupo que realizasse um filme de cerca de 3´ que documentasse o trabalho de projeto realizado ao longo da semana.

As cartas de projeto e o filme/documentário de cada grupo pode ser consultado aqui no site.

Leave a comment